Popularidade global dos eSports aumenta vertiginosamente
A tendência dos eSports ao longo dos anos parece não ter hora para acabar. Ao longo do ano de 2021 foram mais de 230 milhões de entusiastas de esportes eletrônicos, com aproximadamente 240 milhões de pessoas visualizando jogos de eSports em todo o mundo, com maior destaque para o continente asiático.
Afinal, estimativas apontam que aproximadamente 57% dos espectadores de eSports em todo o mundo estão localizados no continente asiático, seguidos pela Europa, América do Norte e outros continentes do mundo. Alguns elementos fizeram com que os eSports conseguissem alcançar tanta popularidade, os quais serão explorados a seguir.
Serviços de streaming ajudam na popularidade
Um dos principais elementos que teve papel decisivo no aumento da popularidade dos eSports foi a chegada dos serviços de streaming. O streaming é um serviço que, atualmente, está muito disseminado entre quem acompanha competições de esportes eletrônicos. A transmissão ao vivo via vídeo pode ser encontrada tanto em dispositivos móveis como em computadores.
Existem sites de apostas esportivas que oferecem até mesmo a opção de seus clientes se cadastrarem e acompanhar gratuitamente transmissões de eSports, sem precisar depositar dinheiro de verdade. Essa é uma característica diferente de outros esportes que são transmitidos em sites de apostas.
Afinal, a maioria dos esportes oferece a transmissão apenas se você depositar dinheiro de verdade. Por isso, os eSports saem em vantagem ao permitirem que os seus clientes depositem e possam acompanhar as principais competições de esportes eletrônicos sem enfrentar problemas.
Premiações elevadas nas competições são outro atrativo
Para que os eventos de eSports sejam disponibilizados aos seus fãs é necessário que haja um atrativo para atrair jogadores. Nesse caso, o principal atrativo é a premiação que é oferecida para cada jogador. É com base no valor total do prêmio que as equipes de esportes eletrônicos jogam os majors e minors.
No caso dos majors, as premiações podem superar sem problema nenhum o valor de R$ 1 milhão. Para os minors, por sua vez, os jogadores conseguem vaga para os majors e podem concorrer ao prêmio elevado que os principais campeonatos oferecem aos times participantes e seus respectivos jogadores.
Jogos muito populares
Os eSports têm jogos muito populares para seus jogadores, como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2, League of Legends, entre outros jogos. Esses games são muito populares no ambiente dos jogadores, estando amplamente disponíveis e acessíveis para quem quer se divertir com amigos no ambiente virtual.
Para se ter uma ideia do aumento na popularidade dos jogos específicos para eSports, vale a pena conferir o número de jogadores de CS:GO por mês. No início de 2016, o jogo tinha aproximadamente 600 mil jogadores mensais ativos. Porém, no final de 2022, esse mesmo valor subiu para mais de 1 milhão de jogadores por mês.
Essa evolução de quase 100% em menos de 10 anos mostra o potencial que o mercado de eSports tem para o mercado brasileiro, bem como para outros países que essa prática é muito popular e tende a crescer vertiginosamente.