Publicado em: 17/11/2018 - 22:03:19

Capital da 'Erva Mate' em MS faz 31 anos de emancipação
 

Localizado ao sul de Mato Grosso do Sul, a cidade de Paranhos, fronteira com o Paraguai, comemora neste sábado (17), 31 anos de emancipação.


Conhecida pela produção de erva-mate, a cidade que fica a 469 quilômetros de Campo Grande, a região da atual cidade era formada por duas vertentes de pequenos rios e índios e paraguaios que exploravam a erva mate, planta nativa da região.


Em 1910, a Companhia Matte Laranjeira iniciou o processo de povoamento da região com migrantes de vários estados do Brasil. Em 1940, recebeu a denominação de Paranhos, em homenagem a José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco. Em 20 de novembro de 1958 foi criado o distrito de Paranhos subordinado ao município de Amambai e em 1977, passou a integrar o estado de Mato Grosso do Sul. Em 17 de novembro de 1987, foi elevado a categoria de município.


Comemorando 31 anos, na gestão do prefeito Dirceu Bettoni (PSDB), a programação alusiva ao aniversário da cidade, começou na segunda-feira (12), com o início da 18ª edição da Taça Cidade de Paranhos, competição que reuniu mais de 150 equipes divididas em três modalidades, futsal, vôlei e basquete e está prevista para acabar em 15 de dezembro.


Ontem à noite, teve show gospel com o cantor internacional Chris Durán. Hoje, a programação continua com “alvorada festiva” às 4h da manhã, proporcionada pela Banda Musical Ariel Moraga.


Pela manhã também tem evento no plenário da Câmara Municipal local vai marcar o lançamento de várias obras. Tem inauguração de outras várias obras no decorrer da manhã e será encerrada com um show em praça pública, programado a partir das 21h com animação da atração nacional, Banda Brasil 2000.


Foto: CorreioMS/Divulgação - Paranhos tem hoje mais de 14 mil habitantes