Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Brasil / Geral

Publicado em: 10/11/2019 - 21:26:51

Fronteira com a Bolívia permanece fechada há 19 dias

A fronteira da Bolívia com a cidade sul-mato-grossense de Corumbá está fechada pelo 19º dia. Apenas pedestres podem circular pela faixa fronteiriça.A greve geral no País vizinho ainda não tem data para terminar. O comando da Polícia Boliviana também anunciou apoio à mobilização.



Conforme informações do jornal Diário Corumbaense, ainda não há determinação para o fim da mobilização que envolve praticamente todas as cidades bolivianas. O protesto realizado por lideranças políticas contrárias ao presidente Evo Morales, exige a renúncia do chefe de Estado boliviano, reeleito nas eleições presidenciais de 20 de outubro para o quarto mandato.



Entre as cidades que fazem fronteira com Corumbá, os municípios de Arroyo Concepción, Puerto Quijarro e Puerto Suárez permanecem com a fronteira bloqueada neste domingo (10). Apenas a circulação de pedestres e casos de extrema urgência, como a passagem de ambulâncias, são permitidos.



Neste sábado (9) o comando da Polícia Boliviana, em algumas cidades, também anunciou apoio à mobilização. Mas, em algumas regiões, manifestantes contrários e favoráveis ao atual governo, entraram em conflito.



Já na região de fronteira, conforme a imprensa local do lado boliviano, moradores das cidades fronteiriças se deslocaram até a unidade policial em Puerto Suárez, para saber o posicionamento do órgão. Um policial que recebeu a imprensa, afirmou que o comando da região também estava “junto ao povo”, informou o Diário Corumbaense.



Em Santa Cruz de La Sierra, na manhã deste sábado, policiais de diferentes unidades chegaram de caravana ao Comando Departamental para reforçar o motim da instituição Verde-Oliva que começou na noite de sexta-feira (8). Enquanto isso, a população fora do prédio exigia a saída do comandante Igor Echegaray.



PROTESTOS



Segundo a imprensa boliviana, nas últimas horas, houve ataques a residências, incluindo de familiares de Morales, e prédios públicos. No Twitter, Morales denunciou que “fascistas” incendiaram a casa dos governadores de Chuquisaca y Oruro, e também de sua irmã, Esther Morales, em Oruro. Emissoras de rádio e TV estatais, como a Bolívia TV, foram alvo de protestos.



PRESIDENTE



Conforme informações da Agência Brasil, o presidente Evo Morales anunciou, neste domingo, a realização de um novo pleito nacional, em data ainda a ser definida. “Decidi convocar novas eleições nacionais que, mediante o voto, permita ao povo boliviano eleger democraticamente a suas novas autoridades, incorporando novos atores políticos [ao processo político]”, disse Morales ao anunciar sua decisão.



O presidente Boliviano também anunciou que irá substituir os atuais membros do Tribunal Superior Eleitoral. “Nas próximas horas, a Assembleia Legislativa Plurinacional, de acordo com todas as forças políticas, estabelecerá os procedimentos para isto”.


Apenas a circulação de pedestres e casos de extrema urgência são permitidos - Foto: Diário Corumbaense




 

Correio do Estado / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Fronteira com a Bolívia permanece fechada há 19 dias"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Cadeirante fica presa em porta de Fórum em Dourados

  Sábado será ensolarado em todo Mato Grosso do Sul

  ‘Ninguém é obrigado a gostar, mas respeitar é um dever’

+Notícias mais lidas da semana

POEMA: 'Desabafo', a propósito das famílias de hoje
A família, criada por Deus,cantada em verso e poesia; Se definha, aos poucos...'
Acidente com ônibus deixa 21 mortos no norte do Chile
Foi na Rota B-710, em Taltal, na província de Antofagasta,há 1200 km de Santiago
Criador de porcos é autuado pela 2ª vez em Camapuã
Fato ocorreu em propriedade localizada próxima ao Distrito de Pontinha do Cocho
Previsão de obras na rodovia MS-306 é fevereiro de 2020
Governador verá, amanhã, abertura do leilão da concessão na Bolsa de Valores-SP
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®