Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> América do Sul / Bolívia

Publicado em: 10/11/2019 - 20:15:35

Evo Morales renuncia e país tem carreatas na fronteira
Bolivianos foram às ruas na fronteira com MS comemorar renúncia de Evo. (Foto: Leonardo Cabral/Diário Corumbaense)Bolivianos foram às ruas na fronteira com MS comemorar renúncia de Evo. (Foto: Leonardo Cabral/Diário Corumbaense)



A renúncia do presidente Evo Morales foi comemorada na fronteira da Bolívia com Mato Grosso do Sul neste domingo (10). Uma grande carreata percorreu as ruas das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, vizinhas a Corumbá –a 419 km de Campo Grande. Apesar da celebração, os organizadores da greve geral que paralisa o país vizinho aguardam um documento oficial para encerrar o movimento.



Evo renunciou neste domingo, em meio a protestos que se acirram pelo país pedindo novas eleições, 20 dias depois de a votação geral no país conferir ao presidente um quarto mandato –em um processo recheado de críticas e suspeitas de fraudes, inclusive com apontamentos da OEA (Organização dos Estados Americanos), não sendo aceito pela oposição. Três pessoas já morreram em meio às manifestações contra a reeleição de Morales.



Além dele, o vice, Álvaro Garica Linera, deixou o cargo. A presidente do Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia, Maria Eugênia Choque Quispe, também renunciou e foi presa no início desta noite por conta das supostas irregularidades –de acordo com o jornal El Deber, ela tentava deixar La Paz, a capital boliviana, vestida como um homem.



Adriana Salvatierra, a presidente do Senado, e Víctor Borda, presidente da Câmara de Deputados, também apresentaram suas renúncias. Eles eram os próximos na linha sucessória –que, agora, caberá aos vices-presidentes das duas Casas Legislativas.



Conforme o jornal Diário Corumbaense, uma grande carreata percorreu a região de fronteira com Corumbá neste domingo próximo à Ponte da Amizade. Presidente do comitê cívico de Puerto Quijarro, Marcelito Moreira considerou esta “uma tarde histórica para o nosso país”, manifestando a vontade de 80% dos bolivianos que foram às ruas “A Bolívia vai seguir vivendo na democracia e não vamos permitir que outro presidente entre e queira permanecer como um ditador por 20, 30 ou 40 anos”, afirmou.



Moreira reiterou que, mesmo com a renúncia, a fronteira seguirá fechada até o comitê cívico de Santa Cruz, que lidera a mobilização, determinar o fim do protesto ou a posse de um novo presidente interino. Filho de bolivianos mas brasileiro e morador de Corumbá, Djavan Rocha Ayala se juntou com movimento. “Acredito que daqui pra frente a situação deverá melhorar, isso porque dependemos dos dois lados da fronteira”.


Bolivianos foram às ruas na fronteira com MS comemorar renúncia de Evo. (Foto: Leonardo Cabral/Diário Corumbaense)





 

Campo Grande News / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Evo Morales renuncia e país tem carreatas na fronteira"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Trump cita Brasil em 'situação difícil' quanto ao Covid

  Pneu fura, carro roda na pista e bate em 2 veículos

TSE autoriza convenções partidárias virtuais

+Notícias mais lidas da semana

Homem fez selfie dirigindo carro roubado a 190Km/h
Roubo foi em Chapadão do Sul. Vítima mantida refém por 16h às margens da BR-060
Corguinho e Aparecida do Taboado tem casos coronavírus
65 das cidades de Mato Grosso do Sul já contam com casos positivos da doença
Operação apura fraude na compra de máscaras para a PRF
Mandados foram cumpridos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (4)
Mulher bêbada e sem CNH oferece R$ 500 a PMs e é presa
Foi após atropelar entregador. O motociclista foi socorrido pelo Samu.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®