Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Geral / Geral

Publicado em: 08/07/2019 - 06:55:32

Propósito de vida e de carreira:Expectativa x Realidade
Por Mylena Cuenca*

A busca por propósito profissional tem se tornado o grande desafio e anseio das novas gerações em relação à carreira. Onde quer que a gente vá, ouvimos o discurso empoderador convidando todos os profissionais a trabalharem com aquilo que amam, a escolherem profissões, empresas e postos de trabalho que estejam alinhados com seus valores pessoais.


No entanto, ao mesmo tempo que essa filosofia cresce e se espalha, aumenta também a onda de insatisfação profissional. É muito comum, quando conversando com amigos e familiares, ouvirmos todos se queixando de seus trabalhos, querendo mudar de emprego, desejando realizar uma transição de carreira para outra área, buscando desenvolver uma nova profissão, entre outros objetivos e metas ligados a uma transformação. A promessa de que todos temos um propósito de carreira e de que podemos encontrar a plena felicidade no ambiente de trabalho tem deixado as novas gerações, principalmente as gerações Y e Z, ansiosas e frustradas em relação a suas próprias expectativas e resultados na vida profissional.


As novas gerações dão muito valor e importância para a qualidade de vida e flexibilidade no ambiente de trabalho. O bem-estar faz parte de um requisito básico para ser feliz na carreira e poder conciliar a vida profissional com os desejos e prazeres da vida pessoal é algo muito avaliado pelos jovens. Liberdade, autonomia, reconhecimento, projetos desafiadores, ambientes de trabalho divertidos, liderados por resultado, são algumas das maiores expectativas em relação a um “bom lugar para se trabalhar”. Quanto maior a realização pessoal, mais produtivo e eficiente esse profissional se torna, ganha reconhecimentos, promoções, preserva a cria relacionamentos, e assim se sente contribuindo significativamente para a companhia e cria um ambiente agradável para se trabalhar.


A frustração em relação ao trabalho está ligada ao tamanho da expectativa que os profissionais estão criando. Quanto maiores as promessas feitas pelas empresas, maior o nível de ilusão em relação ao trabalho, mais chances de se decepcionar e se desencantar com o “sonho” da vida profissional.


Isso porquê, enquanto a geração anterior costumava fazer carreira durante anos no mesmo lugar e trabalhando mais de 12 horas por dia, a geração de hoje prefere focar em fazer mais em menos tempo para serem produtivos e terem qualidade de vida. Ao mesmo tempo, eles morrem de medo de ficarem estagnados e presos em uma “zona de conforto”. Querem mudança, promoções rápidas e desafios para serem cumpridos em um curto espaço de tempo. Por isso é tão importante que desde o início o recrutamento de pessoas dessa geração esteja alinhado com a cultura organizacional, além disso, transparência em relação aos valores organizacionais e plano de carreira é a melhor maneira de garantir o bem-estar no ambiente de trabalho e evitar problemas futuros e frustrações entre todos os envolvidos em uma contratação.


Cada um precisa refletir e estabelecer o que é sucesso profissional para si mesmo. Sem autoconhecimento, o nível de ansiedade tende a crescer, afinal, quando não sabemos o que fazer com nossas vidas, tendemos a nos comparar com nossos colegas e amigos, buscando o mesmo que essas pessoas estão buscando. Se conectar consigo mesmo é a única forma de descobrir o que te fará feliz na carreira e a única comparação realmente justa que podemos fazer é nos compararmos com a nós mesmos, ou seja, se perguntar: O quanto estou evoluindo em relação a quem eu era há um ano? Essa decisão/empresa vai me colocar mais próximo ou mais longe das minhas metas pessoais? Eu tenho clareza sobre o que estou buscando e sobre quais são as minhas metas na carreira?


Da mesma forma é importante reconhecer os próprios erros, saber lidar com as derrotas, ressignificando as decisões ruins, esses, na minha opinião, são recursos valiosos para uma carreira saudável e feliz. Ninguém é feito apenas de sucessos. E mesmo quem está no topo do sucesso, já caiu e já errou diversas vezes pelo caminho. Portanto, aprenda a lidar com aquilo que não está bom, tudo é um aprendizado. É praticamente impossível encontrar um ambiente de trabalho, uma carreira ou profissão em que tudo seja perfeito. A felicidade é resultado de equilíbrio entre as nossas expectativas e os resultados que conseguimos gerar, esse é o grande segredo para uma vida profissional feliz. Diminuir a auto cobrança por resultados imediatos e entender que o sucesso na carreira é uma construção que pode ser em curto, médio ou longo prazo, tendo em vista que as coisas acontecerão no momento em que tiverem que acontecer, também são decisões importantes e que exigem maturidade pessoal e profissional.


Além do trabalho, é importante construir espaços de realização e felicidade na vida pessoal. Ter qualidade de sono, desenvolver hobbies, praticar exercícios físicos, meditação, se envolver em cursos, dedicar tempo para família e amigos são formas de manter a vida mais leve e assim aumentar também nosso coeficiente geral de felicidade em relação a vida como um todo, muitas vezes, nossa realização pessoal e o nosso ‘propósito de vida’ se concretiza nas coisas e nos momentos mais simples.


*Mylena Cuenca é headhunter na Trend Recruitment e formada em administração de empresas pela Universidade presbiteriana Mackenzie.






Campo Grande News / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Propósito de vida e de carreira:Expectativa x Realidade"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Homem morre atropelado pela própria camionete

  Adélio diz que agrediu Bolsonaro 'ao ouvir voz de Deus'

  Luan Santana se envolve em acidente em estrada

+Notícias mais lidas da semana

Camapuã recebe o 'Projeto Nossa Energia' nesta semana
Iniciativa é da Energisa que utiliza a unidade móvel para realizar a ação.
Homem é esfaqueado ao invadir casa do ex da namorada
O caso aconteceu em Camapuã na madrugada de domingo (11).
Polícia recupera em MS veículo roubado há 20 anos em SP
Automóvel estava com dois bolivianos abordados na fronteira.
Vilões do estômago: 6 hábitos que atrapalham a digestão
Mudar atitudes simples pode reduzir o desconforto após comer.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®