Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Figueirão / Vila Santa Tereza

Publicado em: 10/06/2019 - 16:46:56

FIGUEIRÃO: Santa Tereza realiza 110ª Festa do Divino

Foi realizada neste final de semana, 8 e 9 de junho, a 110ª Festa do Divino Espírito Santo, na comunidade de Santa Tereza, no município de Figueirão, cujo evento religioso, com foliões a cavalo, instrumentos e cantorias, remonta de 1.909, quando uma devota de Francelina, esposa do patriarca Joaquim Malaquias, fez uma promessa e recebeu a grança. A partir de então, todos os anos um grupo de integrantes da Família Malaquias e suas ramificações, saiu em cortejo pelas estradas em longas distâncias, fazendo o chamado "giro da Bandeira", no prazo de quinze dias.


Neste ano foi inaugurado um estandarte com o símbolo magistral do Espírito Santo, que em forma de pomba "desceu dos céus" em diversas passagens bíblicas, a mando de Deus Pai, anunciando a chegada e também a presença de Deus Filho (Jesus) e o Poder da Divindade (Espírito Santo), formando assim as três magníficas pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), que para os católicos refletem uma só Pessoa (Deus). Essa é uma marca do trabalho incansável do padre João Alves de Oliveira, que, por onde passa como pároco deixa marcas indelével da referência à vida cristã.


Antes, como as distâncias entre moradores era longa, os foliões giravam cerca de 30 a 45 dias, saindo da casa do Festeiro no dia da "saída da Bandeira" e retornando ao mesmo local com a "chegada da Bandeira", na véspera do dia de Pentescostes, que é tradição da Igreja Cristã, especialmente na Católica.


Com a miscegenação da população, com a mistura de raças, chegada de povos sulistas e nordestinos, além da proliferação de denominações religiosas cristãs, e, como a Festa do Divino faz parte da tradição e até do folclore popular, é comum encontrar até pessoas descrentes ou de outras denominações cristãs em eventos como esse.


O diferencial é que na festa, não obstante centenas e até milhares de pessoas as comidas como refeições com churrascos e doces da região são servidos de graça para todos os presentes.


De algumas décadas para cá, a Festa do Divino passou a ter a participação religiosa da Diocese de Coxim, através da Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Figueirão (MS), que hoje tem como pároco o batalhador padre João Alves de Oliveira, que juntamente com os Festeiros, Comissão e Família Malaquias e agregados, vem transformando a Vila Santa Tereza em local de grandes eventos religiosos e festas tradicionais.


Os festeiros deste ano foram Braz Lima, Aparecida Malaquias, Adilson e Ivanir Malaquias. A Comissão da Festa é composta por dezenas de homens e mulheres, todos sob a coordenação religiosa do padre João Alves de Oliveira.


Os foliões foram em torno de vinte integrantes, entre homens, mulheres, meninos e meninas, ou seja, uma composição que dá a amplitude da festa e da devoção do povo da região.


Não se pode esquecer ainda que a coordenação conta com o apoio maior dos baluartes da Família Malaquias, muito conhecidos e dedicados há mais de cinco décadas, que são os senhores Domingos Malaquias e Ereduzino Malaquias, que com alegria, fé e simpatia fazem questão de acolher os visitantes. 


Também é de se lembrar que vem chegando uma nova safra de integrantes para compor os trabalhos e fazer a substituição natural dos integrantes mais antigos, como o Adauto Malaquias, Anataliano, Onofre, Mateus, Zé Véio, Pedrinho Malaquias, Dayane, Dalva dos Reis, além de tantos outros, e, ainda a integração da "turma mais nova", como jovens, adolescentes e até crianças.


É uma festa fantástica e cheia de nuances que marcam a vida de quem participa, mesmo que somente como assistentes.


Pavimentação asfáltica


Neste ano uma grande novidade na comunidade agradou os participantes da festa: a pavimentação asfáltica da rua principal da Vila, denominada Avenida Bráulio Barbosa. Embora com serviços parciais, pois faltam meios-fios e calçadas, os presentes se sentiram muito mais confortáveis, pois não respiraram a poeira exalada por centenas de veículos que transitam no local.


"Foi uma luta incessante do prefeito Rogério Rosalin, juntamente com nós vereadora e vereadores, para conseguir essa benfeitoria tão almejada pela nossa população", afirmou a vereadora Flávia Bravo, moradora na comunidade. 


Fotos: Denilson Rodrigues/Reprodução Facebook




                   

Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "FIGUEIRÃO: Santa Tereza realiza 110ª Festa do Divino"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  OMS suspende testes com cloroquina e hidroxicloroquina

  PRF encontra maconha misturada com abacaxis na BR-463

  PMs de MS viram réus por liberarem homens do PCC

+Notícias mais lidas da semana

Mulher com Covid fura isolamento e é presa em MS
Foi em Ponta Porã. Ela vai ter que ficar em casa e com tornozeleira.
'Caminho é cadeia ou cemitério', lamenta mãe
A frase é da mãe do adolescente morto durante assalto à policial.
28 crianças testaram positivo para coronavírus em MS
Nenhuma delas ficou internada. 22 ainda estão em isolamento domiciliar.
MS: Vereador é condenado por receptação de gado furtado
A pena é de quatro anos, quatro meses e seis dias de prisão
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®