Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> América do Sul / Venezuela

Publicado em: 23/01/2019 - 17:10:39

Brasil reconhece Guaidó como presidente da Venezuela

Por Ana Clara Costa


O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta quarta-feira, em Davos, o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente da Venezuela. Guaidó, do partido Vontade Popular, preside a Assembleia Nacional do país e, hoje, fez juramento solene diante de uma multidão, em Caracas, durante manifestações em prol da renúncia de Nicolás Maduro.


Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores formalizou a posição antecipada por Bolsonaro. “O Brasil reconhece o senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela”, informa o texto. “O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela.”


O Itamaraty assinala que Guaidó assumiu o Poder Executivo “de acordo com a Constituição”  da Venezuela, “tal como avalizado pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ)”. Ne segunda-feira 21, porém, o próprio TSJ, dominado por Maduro, considerou a Assembleia Nacional “inconstitucional” como forma de neutralizar a possível iniciativa de Guaidó.


O líder oposicionista já havia se declarado “presidente-interino” da Venezuela no último dia 11, invocando o artigo 333 da Constituição. Nesta quarta-feira, ele lidera manifestações em Caracas e em 23 estados da Venezuela em prol da renúncia de Maduro, considerado pela oposição como um usurpador.


1 - Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional Venezuela, participa de marcha contra o presidente Nicolás Maduro, em Caracas - 23/01/2019 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)


2 - Imagem aérea de marcha contra o presidente Nicolás Maduro em Caracas, Venezuela - 23/01/2019 (Adriana Loureiro/Reuters)


3 - Manifestante participa de marcha contra o presidente Nicolás Maduro em Caracas, Venezuela - 23/01/2019 (Boris Vergara/AP)




     

Veja / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Brasil reconhece Guaidó como presidente da Venezuela"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Trump cita Brasil em 'situação difícil' quanto ao Covid

  Pneu fura, carro roda na pista e bate em 2 veículos

TSE autoriza convenções partidárias virtuais

+Notícias mais lidas da semana

Homem fez selfie dirigindo carro roubado a 190Km/h
Roubo foi em Chapadão do Sul. Vítima mantida refém por 16h às margens da BR-060
Operação apura fraude na compra de máscaras para a PRF
Mandados foram cumpridos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (4)
Corguinho e Aparecida do Taboado tem casos coronavírus
65 das cidades de Mato Grosso do Sul já contam com casos positivos da doença
Mulher bêbada e sem CNH oferece R$ 500 a PMs e é presa
Foi após atropelar entregador. O motociclista foi socorrido pelo Samu.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®