Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Mato Grosso do Sul / Geral

Publicado em: 05/12/2018 - 14:24:58

Biografia conta a trajetória de Nelson Trad

Um intelectual, político fiel à sua essência, ético, líder, desportista, conselheiro e exemplo na família. Vários são os predicados citados por quem conheceu Nelson Trad. Sete anos após sua morte, ele recebe uma grande homenagem da família, com o lançamento de sua biografia, “Nelson Trad – Uma Vida Pra Valer” (Editora Letra Livre), escrita pelo jornalista Oscar Ramos Gaspar.


Em 23 capítulos, reunidos em 270 páginas, o autor discorre, de forma não linear nem cronológica, sobre a trajetória do homem, político e pai, que criou e educou cinco filhos: Nelson Trad Filho, Fátima Trad, Marcos Trad, Fábio Trad e Tetê Trad, ao lado da companheira de vida, Therezinha Mandetta Trad.


Segundo o autor, foram quase dois anos colhendo mais de 70 depoimentos que lhe permitiram traçar o perfil humano, o percurso político e a carreira profissional de um dos mais brilhantes criminalistas de Mato Grosso do Sul.  “Refazer o percurso de Nelson Trad foi um desafio intelectual grande. Mesmo eu, que já havia tido o prazer de conhecê-lo, de privar de alguns poucos jantares ao lado dele, só nós dois conversando sobre política, mesmo achando que eu o conhecia um pouco, esta descoberta, este desafio foi altamente compensado por descobrir uma personalidade extraordinária”, explica o autor.


A biografia, segundo quem a escreveu, não tem a pretensão de esgotar a vida de Nelson Trad. “Seria absurdo. Meu desejo é que sirva de portas para que alguns acadêmicos e professores se aventurem por uma vida que é altamente interessante e que merece ser muito pesquisada; é sobre valores, a independência de um homem que brigou contra tudo. Ele foi preso, acusado de ser comunista e agitador. Mas ele nunca foi isso e, depois, se reergueu”.


No livro estão a vida pessoal, os anos de formação e de militância estudantil no Rio de Janeiro, seu casamento com dona Therezinha Mandetta Trad e a chegada dos primeiros filhos, o início de sua carreira de advogado, precocemente brilhante, sua iniciação política, resgatando o estudante libertário e combativo, e a precoce e promissora carreira política truncada pela ditadura militar – que lhe cassou o mandato de vice-prefeito e suspendeu seus direitos políticos por uma década.


A paixão de Nelson Trad pelo futebol, o resgate de seus direitos políticos com a Anistia e, a partir daí, a retomada de sua carreira política, sempre fiel ao trabalhismo getulista. Estes  são aspectos abordados e que projetam ainda sua cultura notável e o senso de humor que, às vezes, beirava a mordacidade, como diz o biógrafo.


DE FILHO PARA PAI


O filho primogênito, Nelson Trad Filho, conta que o livro nasceu da necessidade de resgatar a história da trajetória não só política, mas também pessoal e social do pai. “Em cada lugar que nós, descendentes, íamos, tinha sempre alguém com uma história para contar, com o Nelson Trad. A família chegou à conclusão que esta história tinha que ser colocada para a sociedade conhecer, estes depoimentos, estas passagens,  momentos da história do País”.


Nelson Trad teve quatro mandatos como vereador, saiu para ser vice-prefeito de Antônio Mendes Canale, depois foi cassado pelo Regime Militar e ficou 10 anos inelegível, voltando como deputado estadual e depois federal.


Nelsinho Trad, agora eleito senador, define o pai como uma pessoa extremamente rígida nos padrões éticos e morais, e extremamente fiel aos seus princípios. “Eu me lembro bem que, quando havia alguma situação que pudesse ferir sua ideologia, o seu modo político de pensar, ele logo a enfrentava para poder fazer valer aquilo que pensava”. 


Fiel a apenas dois partidos políticos – PTB, no qual se filiou em 1957, e MDB – Nelson Trad foi um político de renome nacional. “Acho que ele é, sob todos os aspectos, um político de tamanho nacional mesmo, seja pela formação político-ideológica, pela coerência partidária ou pela percepção da problemática nacional. No  Congresso Nacional, nunca foi um deputado do baixo clero, sempre esteve no centro das grandes discussões e debates”, define o biógrafo.


Para Nelsinho Trad, um dos lados mais marcantes da personalidade do pai era ser um aglutinador. “Todos da família sempre estavam em torno dele – os irmãos, a irmã, os filhos, sobrinhos, netos. Enfim, todos aqueles que tinham alguma ligação com a família sempre procuravam o Nelson Trad para poder se orientar, se balizar, se aconselhar”.


Nelson Trad nasceu em outubro de 1930 e morreu em 7 de dezembro de 2011, aos 81 anos.


SAIBA MAIS:


O livro “Nelson Trad – Uma Vida Pra Valer” será lançado no dia 7 de dezembro, às 18h30min, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (Parque dos Poderes). A verba arrecadada com a venda será destinada a três instituições: Los Angeles Futebol Clube, Sirpha – Lar dos Idosos e Cotolengo.


Foto: Arquivo/Correio do Estado




 

Correio do Estado / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Biografia conta a trajetória de Nelson Trad"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Circo pega fogo e incêndio destrói carreta-bilheteria

  PRF apreende 22 quilos de maconha em ônibus na BR-163

  Homem mantinha esposa e filhos em cárcere privado

+Notícias mais lidas da semana

Câmara realiza Sessão Inaugural com presença doPrefeito
Delano Huber, acompanhado de praticamente da equipe, fez leitura de sua mensagem
Marco da Praça Solon Borges recebe golpe da natureza
Há menos de 2 anos recebeu golpe da Prefeitura, quando foi arrancada o arco real
Jovem de 19 anos é morto a tiros em confronto com PMs
Morte ocorreu de madrugada no Jardim Água Boa, quando PMs foram recebidos a tiro
Camapuã:Câmara tem sessão de abertura nesta sexta-feira
Evento, que terá a leitura da mensagem do prefeito, será às 9 horas, no Plenário
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®