Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Camapuã / Evento cultural

Publicado em: 13/08/2018 - 11:23:20

1º Encontro de Violeiros de MS foi exemplar em Camapuã

Milhares de pessoas compareceram na Concha Acústica em Camapuã e acompanharam a apresentação dos artistas. “Muito bom os shows, gostei muito e espero que no próximo ano esteja melhor ainda,” afirmou a estudante Juliana Silva.




Com realização da Prefeitura e o apoio da Fundação de Cultura do Estado, o evento trouxe, além das duplas sertanejas, o principal grupo de catira do Brasil, Os Considerados do Catira da cidade de Silvania em Goiás, que levantou o público com a dança.




O Prefeito Delano Huber, ao falar sobre evento, lembrou que Camapuã é uma terra rica em história e isso merece ser preservado. “Camapuã faz parte da história do Brasil e, para resgatar as memórias e costumes antigos, eventos como este se faz necessário”.




Intitulado “Na Terra das Monções” o evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de educação, por meio do departamento de cultura e tem como objetivo, buscar o resgate e as tradições, daqueles que por aqui passaram e ajudaram a construir a história de Camapuã.




A cidade fez parte das missões jesuíticas, nome dado aos padres catequizadores da Companhia de Jesus. Como esta região de vale era habitada por índios Caiapós, os Jesuítas utilizavam a música como meio de aproximação com os indígena.




Por aqui os jesuítas fabricavam instrumentos de cordas, dentre eles a “Vielle”, um instrumento tocado por fricção e maior que as violas que conhecemos hoje.




O Catira, uma dança típica desta região, também tem berço histórico. Relatos afirmam que escravos, juntamente com os índios, dançavam uma música diferente, com o bater das mãos e dos pés. Com o passar dos anos e das gerações, a dança foi evoluindo, mas não deixou de manter a sua essência.



A ideia é fazer com que o encontro de violeiros em Camapuã, se torne um evento que fique no calendário de eventos do município e do estado.


Texto e foto: Assessoria da Prefeitura de Camapuã (Na foto a dupla Cacique e Pagé, tendo ao centro o diretor municipal de Cultura Girsel da Viola e o prefeito de Camapuã Delano Huber)




 

Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "1º Encontro de Violeiros de MS foi exemplar em Camapuã"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Juiz dá 8 dias para Lula se manifestar no caso do sítio

  Polícia ouvirá pais de menina atropelada por caminhão

  Corpo de menino é encontrado em rio após 3 dias

+Notícias mais lidas da semana

Figueirão: morre Rubem Catenacci, dono da Fazenda 3R
O falecimento ocorreu em Curitiba (PR), onde estava internado há alguns dias.
Amigos lamentam falecimento de 'Rubinho Catenacci'
Pecuarista faleceu na madrugada desta terça-feira (23).
Pressão alta? 14 alimentos que deve expulsar da dieta
Saiba como reduzir o risco de hipertensão ao cortar alimentos.
STF: ministro defende liberdade de expressão e imprensa
Censura é 'ilegítima', 'autocrática'e incompatível com 'liberdades fundamentais'
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®