Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Nova Alvorada do Sul / Eventos

Publicado em: 07/08/2018 - 17:25:43

Orquestra de Violeiros deAlvorada é atração em festival

Atividades da Orquestra de Violeiros da Alvorada foram retomadas, em Nova Alvorada do Sul, e o grupo será atração da Festival do Sobá, em Campo Grande, na próxima sexta-feira (10). O projeto tem como premissa a inclusão por meio da arte e o poder público investe no conhecimento para garantir a qualidade de vida, formação e transformação por meio da música.


O projeto é idealizado pela prefeitura de Nova Alvorada do Sul desde 2007 e chegou a ser interrompido por quase cinco anos, mas a retomada já apresenta êxito com a nova formação. A filarmônica é composta por 20 músicos, sendo a maioria crianças, adolescentes e jovens. Dois músicos mais experientes acompanham os iniciantes.


Coordenador dos projetos culturais da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, Zé Carrasco foi o primeiro organizador da primeira fanfarra do município e avalia que o projeto traz muitos benefícios para a sociedade e para os jovens, ajudando-os a sair de situações de risco e encontrar vocação profissional.


“Já vi crianças com problemas em casa, drogas e outros descaminhos que chegaram aqui despedaçados e hoje não vêem suas vidas sem a arte. É gratificante ver a cultura sendo valorizada. Muitos projetos que tinham sido interrompidos, agora voltaram e já estamos colhendo os frutos”, disse.


O repertório da filarmônica conta com composições de músicas regionais e sertanejo de raiz. A primeira apresentação da Orquestra de Violeiros da Alvorada após a retomada será no dia 10 de agosto, às 20h30, na Feira Cetral de Campo Grande, na Rua 14 de Julho, 3351.


HISTÓRIA


O projeto nasceu em 2007, por meio da gestão municipal. Em 2011, o grupo participou da gravação de um CD com canções autorais e de compositores do estado. O material recebeu incentivos do Ministério da Cultura porém, mesmo com o sucesso, o projeto foi interrompido no ano de 2012. “Foi uma perda enorme, ficamos órfãos por cinco anos”, explicou Zé Carrasco.


A retomada ocorreu em 2017, com foco na formação dos novos músicos e a apresentação no festival será a primeira desde o retorno. Além da Orquestra de Violeiros da Alvorada, a dupla Gelson Viola e Ederlon, professores no projeto da filarmônica, também se apresentam no Festival.


Além da Orquestra, a prefeitura de Nova Alvorada do Sul trabalha com crianças, jovens e adolescentes, tirando-os de situações de risco e dando oportunidade de formação profissional em outros projetos musicais, artes cênicas, canto, dança e pintura. Atualmente são oito oficinas oferecidas que atendem, atualmente, 500 pessoas. 





 

Correio do Estado/ Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Orquestra de Violeiros deAlvorada é atração em festival"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Anoreg quer fim de fundos que oneram taxas cartorárias

  Renato Aragão deve ir para o programa A Praça É Nossa

  Família procura jovem desaparecida em MS

+Notícias mais lidas da semana

Presa por morte em motel trocou mensagens com suspeito
Fernanda e Patrick Fontoura foram trocadas no dia da morte de Daniel Abuchaim
Avião cai em Chapadão do Sul e mata piloto
Ele decolou por volta das 10 horas em uma fazenda e ia para Juara (MT)
Família procura jovem desaparecida em MS
Família está desesperada e já procurou a polícia
Menina morta em agressões de colegas é enterrada
Gabrielly era querida na igreja onde cantava e participava de teatros,diz pastor
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®