Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Nova Alvorada do Sul / Eventos

Publicado em: 07/08/2018 - 17:25:43

Orquestra de Violeiros deAlvorada é atração em festival

Atividades da Orquestra de Violeiros da Alvorada foram retomadas, em Nova Alvorada do Sul, e o grupo será atração da Festival do Sobá, em Campo Grande, na próxima sexta-feira (10). O projeto tem como premissa a inclusão por meio da arte e o poder público investe no conhecimento para garantir a qualidade de vida, formação e transformação por meio da música.


O projeto é idealizado pela prefeitura de Nova Alvorada do Sul desde 2007 e chegou a ser interrompido por quase cinco anos, mas a retomada já apresenta êxito com a nova formação. A filarmônica é composta por 20 músicos, sendo a maioria crianças, adolescentes e jovens. Dois músicos mais experientes acompanham os iniciantes.


Coordenador dos projetos culturais da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, Zé Carrasco foi o primeiro organizador da primeira fanfarra do município e avalia que o projeto traz muitos benefícios para a sociedade e para os jovens, ajudando-os a sair de situações de risco e encontrar vocação profissional.


“Já vi crianças com problemas em casa, drogas e outros descaminhos que chegaram aqui despedaçados e hoje não vêem suas vidas sem a arte. É gratificante ver a cultura sendo valorizada. Muitos projetos que tinham sido interrompidos, agora voltaram e já estamos colhendo os frutos”, disse.


O repertório da filarmônica conta com composições de músicas regionais e sertanejo de raiz. A primeira apresentação da Orquestra de Violeiros da Alvorada após a retomada será no dia 10 de agosto, às 20h30, na Feira Cetral de Campo Grande, na Rua 14 de Julho, 3351.


HISTÓRIA


O projeto nasceu em 2007, por meio da gestão municipal. Em 2011, o grupo participou da gravação de um CD com canções autorais e de compositores do estado. O material recebeu incentivos do Ministério da Cultura porém, mesmo com o sucesso, o projeto foi interrompido no ano de 2012. “Foi uma perda enorme, ficamos órfãos por cinco anos”, explicou Zé Carrasco.


A retomada ocorreu em 2017, com foco na formação dos novos músicos e a apresentação no festival será a primeira desde o retorno. Além da Orquestra de Violeiros da Alvorada, a dupla Gelson Viola e Ederlon, professores no projeto da filarmônica, também se apresentam no Festival.


Além da Orquestra, a prefeitura de Nova Alvorada do Sul trabalha com crianças, jovens e adolescentes, tirando-os de situações de risco e dando oportunidade de formação profissional em outros projetos musicais, artes cênicas, canto, dança e pintura. Atualmente são oito oficinas oferecidas que atendem, atualmente, 500 pessoas. 





 

Correio do Estado/ Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Orquestra de Violeiros deAlvorada é atração em festival"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Em vídeo, Bolsonaro diz por que exonerou Bebianno

  Jovem é preso na BR-060 com maconha que saiu da Capital

Honestidade é para todos. Pena que poucos a tem

+Notícias mais lidas da semana

Câmara realiza Sessão Inaugural com presença doPrefeito
Delano Huber, acompanhado de praticamente da equipe, fez leitura de sua mensagem
Camapuã:Espaço Cultural da Câmara traz volta ao passado
Além da galeria de presidentes, ‘Espaço Cultural José Jonas’ expõe fotos antigas
Jornalista Boichat morre em queda de helicóptero em SP
Aeronave bateu na parte dianteira de um caminhão na Rodovia Anhanguera
Jovem de 19 anos é morto a tiros em confronto com PMs
Morte ocorreu de madrugada no Jardim Água Boa, quando PMs foram recebidos a tiro
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®