Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Brasil / Geral

Publicado em: 13/06/2018 - 19:20:16

Um município de MS tem mais eleitores que moradores

Um município de Mato Grosso do Sul tem mais eleitores do que habitantes, segundo estudo divulgado neste semana Confederação Nacional de Municípios (CNM). O nome da cidade não foi divulgado no levantamento.


A explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Ou seja, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra. Além disso, nos municípios com maior atividade econômica ou produtiva, é normal que haja um incremento no quantitativo de eleitores, de forma a superar a população residente


Conforme o CNM, o estudo registrou que 146,1 milhões de pessoas estão aptas a votar nas 5.568 cidades brasileiras. No entanto, ao analisar as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais uma vez foram registrados cidades que possuem mais eleitores do que habitantes. 


A compilação feita pela CNM confirma que a condição acontece em 231 municipios brasileiros, dos quais 75 são de Minas Gerais, seguido de São Paulo e Santa Catarina com 29 e 20 Municípios, respectivamente.


No entanto, a maior disparidade ocorre em Canaã dos Carajás (PA), que tem 3.857 eleitores a mais que habitantes. O segundo é Cumaru (PE), com diferença de 3.396. No Rio Grande do Norte, o Município de Severiano Melo possui 3.150 e registra 6.149 eleitores.


“O que este estudo demonstra é que, em 231 cidades do Brasil, o número de eleitores é maior do que a população. Se por um lado isso pode ser explicado pela mobilidade das pessoas que mudam o domicílio eleitoral para suas cidades de origem ou para cidades litorâneas, podemos também alertar para uma reclamação constante dos gestores municipais – a de que as suas respectivas populações estão subestimadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, destaca o presidente da CNM, Glademir Aroldi.


De acordo com o estudo, houve um crescimento de 1,4% no número de eleitores em relação a 2016, ano em que ocorreu as últimas eleições municipais. Comparado com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica 207,7 milhões de habitantes em 2017, os eleitores representam 70,37% da população brasileira.


A CNM confirma que São Paulo tem o maior eleitorado do país, com 33,293 milhões de votantes e 22,78% do total. Em segundo lugar, Minas Gerais possui 15,619 milhões e consiste em 10,69% do total. No ranking das regiões com mais eleitores, os dez primeiros colocados são as capitais. Já o Município com menor número de eleitores é Araguainha (MT), e contabiliza 945 votantes. 


Veja o estudo completo aqui:  






Correio do Estado / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Um município de MS tem mais eleitores que moradores"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Sequestro relâmpago de uber deixa bandido morto

  Paranaíba:raio atinge fazenda e mata 21 cabeças de gado

  Passos diz que MPMS não aceita exposição midiática

+Notícias mais lidas da semana

Camapuã: acidente tira a vida de ilustre camapuanse
Faustino era passageiro do veículo Fiat Uno, dirigido por sua esposa Eva Luiza
Acidente entre carreta e Palio deixa 2 mortos na BR-163
Colisão ocorreu nesta manhã no município de Nova Alvorada do Sul
Trio é preso com documentos falsos ao tentar golpe
Foi em Campo Grande. Eles tentavam ludibriar banco em R$ 15 mil
Caramujos africanos podem trazer doenças graves
Projeto da UCDB busca identificar presença de larvas nos moluscos
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®