FECHAR
> Geral / Geral

Publicado em: 12/06/2018 - 15:55:58

Veneno de cascavel pode ajudar a queimar calorias

Uma substância isolada do veneno da cascavel -- a crotamina -- reduziu o peso e aumentou o metabolismo de ratos em um período de21 dias, diz estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) publicado recentemente no "Scientific Reports" (revista do grupo "Nature"). A terapia diminuiu a gordura branca e aumentou a chamada gordura marrom -- um tipo específico de tecido adiposo que ajuda a queimar calorias.


Não é a primeira vez que pesquisadores brasileiros realizam estudos com o veneno da cascavel. Uma outra pesquisa, feita no Instituto Butantan em São Paulo, mostrou o potencial da substância no tratamento do câncer de pele. Cientistas observaram que, na dose certa, a proteína consegue distinguir células cancerosas das saudáveis e funcionar como uma espécie de tratamento-alvo para esse tipo de câncer especificamente.


Dessa vez, no estudo que teve como primeiro autor Marcelo Marinovic, pesquisador do Departamento de Farmacologia da Unifesp, os pesquisadores viram que a crotamina acelera a produção da gordura marrom e induz a perda de peso.


Os pesquisadores decidiram estudar esse potencial da substância porque os estudos anteriores em câncer de pele relataram que os animais também haviam passado por emagrecimento.


O que eles viram dessa vez é que a crotamina atua diretamente em moléculas que vão formar a gordura (os préadipócitos) -- fazendo, de algum modo, com que essa molécula se transforme em gordura marrom em vez de branca.


A gordura marrom


O tecido adiposo marrom queima mais rapidamente que o branco porque sua principal função é produzir calor para esquentar o organismo. Já a gordura branca, é feita para ficar armazenada e só queimar em condições mais adversas -- como a ausência de alimento.


Os pesquisadores perceberam a perda de peso nas cobaias a partir do 14º dia de tratamento, diminuição que se manteve até o dia 21.


Outro ponto observado pelos cientistas é que o composto aumenta a sensibilidade à insulina, o que indica que a droga pode ter um impacto positivo em doenças como diabetes. O medicamento também diminuiu os níveis de gordura no sangue, fator que pode ser explorado em pesquisas com colesterol.


O próximo passo da pesquisa é estudar o efeito da cromatina em mais cobaias e, potencialmente, em humanos. Cientistas também planejam estudar mais detalhadamente os mecanismos fisiológicos pelos quais a cromatina transforma a gordura marrom em branca.




 

Bem Estar/ Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Veneno de cascavel pode ajudar a queimar calorias"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  ANP fará mudanças no relato dos preços de combustíveis

  Junior Mochi volta a ser alternativa do MDB ao governo

Caixa oferta 158 imóveis com descontos no Estado

+Notícias mais lidas da semana

Mensagem de mês de falecimento da Professora Zezé
'Uma luz que brilhou em Camapuã e irradiará flesch na vida de quem a conheceu'.
Camapuã: empresas multadas por descumprirem contratos
São relativos as obras na vila Izolina, Vista Alegre, Sabiá I e Jardim América.
Mãe flagra filho estuprando a própria irmã e o denuncia
Rapaz de 23 anos tinha passagem por roubo e estava foragido da Justiça
1º Encontro de Violeiros de MS foi exemplar em Camapuã
Milhares de pessoas foram ver duplas de renome nacionais se apresentarem.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®