Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Jaraguari / Política

Publicado em: 26/04/2018 - 15:05:47

Campo Grande criou Rochedinho, mas área é de Jaraguari
Distrito de Rochedinho  fica a 20 quilômetros da área urbana de Campo Grande. (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)Distrito de Rochedinho fica a 20 quilômetros da área urbana de Campo Grande. (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)


Os problemas de limites territoriais, que resultam em conflito entre 17 municípios por área, resulta, numa situação curiosa em Rochedinho. Campo Grande criou o distrito, mas a sede do local ficou dentro do território de Jaraguari.


“Criaram o distrito e não tiveram o cuidado de saber se a sede do distrito estava dentro daquela área que eles criaram, mas não estava. Estava dentro de Jaraguari. Temos um distrito que tem área dentro de Campo Grande, mas a sede urbana pertence a Jaraguari”, afirma o gerente de regularização fundiária da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Jadir Bocato.


Em parceria com o IBGE, a agência desenvolve o projeto Arquivo Gráfico Municipal, que vai regularizar os limites do municípios em Mato Grosso do Sul. Sobre Rochedinho, ele afirma que, teoricamente, bastava avançar no território de Jaraguari para que a parte urbana fique em Campo Grande. Por sua vez, a Capital cederia área equivalente ao município vizinho.



Contudo, na prática, uma troca de área entre municípios não é tão simples. Um dos entraves é a questão econômica. “Campo Grande teria que trocar área em outra região. Como você vai chegar e falar para as pessoas que vivem lá, para um dono de propriedade, que a área vai passar para Jaraguari. O valor da terra em Campo Grande é um. Se passar para Jaraguari, no outro dia o valor pode diminuir. São conflitos que não são fáceis de resolver”, afirma Jadir.


A reportagem solicitou informações ontem à prefeitura de Campo Grande sobre a situação de Rochedinho e não recebeu resposta até a publicação da matéria.


Invadido pelos vizinhos – A prefeitura de Jaraguari informa que já tentou resolver a questão de Rochedinho com Campo Grande, mas sem sucesso. “A gente já tentou acordo para ceder isso aí por uma outra área. Para Campo Grande ficar com o núcleo urbano. Não houve acordo da parte de Campo Grande. Resolver essa situação seria de grande importância para todo mundo”, afirma o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira (PSDB).


Ele relata que outro vizinho, o município de Bandeirantes, avançou três quilômetros no território de Jaraguari, alterando uma divisa que teve validade por 64 anos. O prefeito acredita que a cidade vizinha foi motivada pelo pedágio na BR-163. “A nossas divisas são invadidas por outros municípios”, diz.


. (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)







Campo Grande News / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Campo Grande criou Rochedinho, mas área é de Jaraguari"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Circo pega fogo e incêndio destrói carreta-bilheteria

  PRF apreende 22 quilos de maconha em ônibus na BR-163

  Homem mantinha esposa e filhos em cárcere privado

+Notícias mais lidas da semana

Câmara realiza Sessão Inaugural com presença doPrefeito
Delano Huber, acompanhado de praticamente da equipe, fez leitura de sua mensagem
Marco da Praça Solon Borges recebe golpe da natureza
Há menos de 2 anos recebeu golpe da Prefeitura, quando foi arrancada o arco real
Jovem de 19 anos é morto a tiros em confronto com PMs
Morte ocorreu de madrugada no Jardim Água Boa, quando PMs foram recebidos a tiro
Camapuã:Câmara tem sessão de abertura nesta sexta-feira
Evento, que terá a leitura da mensagem do prefeito, será às 9 horas, no Plenário
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®