FECHAR
> Jaraguari / Política

Publicado em: 26/04/2018 - 15:05:47

Campo Grande criou Rochedinho, mas área é de Jaraguari
Distrito de Rochedinho  fica a 20 quilômetros da área urbana de Campo Grande. (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)Distrito de Rochedinho fica a 20 quilômetros da área urbana de Campo Grande. (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)


Os problemas de limites territoriais, que resultam em conflito entre 17 municípios por área, resulta, numa situação curiosa em Rochedinho. Campo Grande criou o distrito, mas a sede do local ficou dentro do território de Jaraguari.


“Criaram o distrito e não tiveram o cuidado de saber se a sede do distrito estava dentro daquela área que eles criaram, mas não estava. Estava dentro de Jaraguari. Temos um distrito que tem área dentro de Campo Grande, mas a sede urbana pertence a Jaraguari”, afirma o gerente de regularização fundiária da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Jadir Bocato.


Em parceria com o IBGE, a agência desenvolve o projeto Arquivo Gráfico Municipal, que vai regularizar os limites do municípios em Mato Grosso do Sul. Sobre Rochedinho, ele afirma que, teoricamente, bastava avançar no território de Jaraguari para que a parte urbana fique em Campo Grande. Por sua vez, a Capital cederia área equivalente ao município vizinho.



Contudo, na prática, uma troca de área entre municípios não é tão simples. Um dos entraves é a questão econômica. “Campo Grande teria que trocar área em outra região. Como você vai chegar e falar para as pessoas que vivem lá, para um dono de propriedade, que a área vai passar para Jaraguari. O valor da terra em Campo Grande é um. Se passar para Jaraguari, no outro dia o valor pode diminuir. São conflitos que não são fáceis de resolver”, afirma Jadir.


A reportagem solicitou informações ontem à prefeitura de Campo Grande sobre a situação de Rochedinho e não recebeu resposta até a publicação da matéria.


Invadido pelos vizinhos – A prefeitura de Jaraguari informa que já tentou resolver a questão de Rochedinho com Campo Grande, mas sem sucesso. “A gente já tentou acordo para ceder isso aí por uma outra área. Para Campo Grande ficar com o núcleo urbano. Não houve acordo da parte de Campo Grande. Resolver essa situação seria de grande importância para todo mundo”, afirma o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira (PSDB).


Ele relata que outro vizinho, o município de Bandeirantes, avançou três quilômetros no território de Jaraguari, alterando uma divisa que teve validade por 64 anos. O prefeito acredita que a cidade vizinha foi motivada pelo pedágio na BR-163. “A nossas divisas são invadidas por outros municípios”, diz.


. (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)







Campo Grande News / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Campo Grande criou Rochedinho, mas área é de Jaraguari"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Preço da gasolina ultrapassa marca de R$ 5 no DF

  Corpo com sinais de tortura é encontrado algemado

  Adolescente morre após ser arrastada por ônibus escolar

+Notícias mais lidas da semana

Camapuã: Escola Camilo Bonfim completa 50 anos
Em localização privilegiada, a Escola Camilo Bonfim foi inaugurada em 1968.
Camapuã: chuva faz adiar evento no Camilo Bonfim
Evento foi transferido para terça-feira (18), amanhã, com a mesma programação.
Neto é detido por morte de ex-diretora da Fetems
Adolescente de 17 anos e amigo queriam 'assassinar alguém'.
Camapuã:Mulher sofre emboscada e é agredida pelo marido
A vítima registrou o caso e pediu uma medida protetiva contra o autor.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®