Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Jaraguari / Furnas do Dionísio

Publicado em: 11/02/2018 - 22:29:18

Furnas do Dionísio recebe certificado de alimentos

A produção de alimentos, entre eles, farinha de mandioca e rapadura produzida pela comunidade quilombola Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari, recebeu no último dia 9 de fevereiro, o selo de certificação que identifica a participação e qualidade das comunidades na agricultura familiar (Sipaf).

O órgão responsável pela qualificação é a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que em Mato Grosso do Sul contou com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). 

Fundada em 1890, a Furnas do Dionísio conta atualmente com 96 famílias que têm nas atividades agrícolas um traço importante de identidade que preserva um pouco da sua ancestralidade com Dionísio Antônio Vieira, mineiro que fundou a comunidade após a abolição da escravatura.

A partir de agora as hortaliças, mandioca e a rapadura da comunidade já podem ter Sipaf estampados em suas embalagens. “Só tenho a agradecer as famílias daqui e as entidades apoiadoras na conquista do selo. É uma coisa que representa muito para a gente porque vai agregar mais valor ao nosso trabalho. O selo é uma reafirmação da qualidade dos nossos produtos que já são bem conhecidos”, afirmou o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade, Adriano Silva.

Há 35 km de Capital, a proximidade facilita não apenas a fama dos produtos que é feito de boca em boca como também a comercialização. Além de entregar alimentos para a merenda escolar pelo Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar, os agricultores fazem a venda de alimentos na Ceasa – Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul.

A certificação tem validade de cinco anos, podendo ser renovada. É concedido às empresas e cooperativas, portadoras ou não de DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, e a agricultores familiares, desde que portadores de DAP, para identificar produtos como verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, etc.

Foto: Néia Maceno/Agraer




 

Correio do Estado / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Furnas do Dionísio recebe certificado de alimentos"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Homem de 43 anos desaparece após cair de lancha

  Policial militar é encontrado morto em casa na Capital

Marido tenta matar mulher sufocada em Amambai

+Notícias mais lidas da semana

'Dia triste', diz secretário diante de 16 mortes em 24h
91 pacientes estão internados em leitos de UTI
Energia mais cara incentiva uso da energia solar
No MS, foram aplicados mais de R$ 100 milhões do FCO em placas solares neste ano
Leia: O historiador que previu uma grave crise em 2020
Adverte ainda sobre período perigoso da História
Operação contra juízes, advogados e empresários em GO
PF cumpre 17 mandados de busca e apreensão autorizados pelo STJ.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®