Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Geral / Geral

Publicado em: 07/12/2017 - 08:00:08

Recuperação do rio Taquari deve começar em março de2018

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, disse ao governador Reinaldo Azambuja, em uma reunião realizada nesta quarta-feira (6), que o governo federal irá lançar até março de 2018 um edital de chamamento público para captar recursos que serão investidos na recuperação e preservação da bacia hidrográfica do rio Taquari. O dinheiro será arrecadado por meio de multas ambientais devidas por terceiros à União.


O processo de chamamento público será definido após a formatação do programa de intervenção no Taquari, que sofre há décadas um dos maiores desastres ambientais do País, com base nos projetos apresentados pelo governo do Estado e pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), que integra os 11 municípios da bacia.


Conforme a estimativa do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), estas intervenções, tanto ambientais quanto sociais e econômicas, irão consumir cerca de R$ 700 milhões a longo prazo.


“Depois de tantos anos de discussão e de luta dos pantaneiros para salvar o Taquari, temos uma decisão de governo concreta”, comemorou o governador Reinaldo Azambuja, que se reuniu com o ministro Sarney Filho na Câmara dos Deputados, acompanhado do presidente do Imasul, Ricardo Éboli, e do prefeito de Rio Verde e presidente do Cointa, Mário Kruguer. “É um grande avanço para recuperarmos uma área significativa do nosso Pantanal”, afirmou. “Vamos salvar o Taquari” completou.


O governador disse que o programa será executado porque existem projeto e fonte de recursos. “Quando se fala em restrição financeira, temos R$ 4,6 bilhões em conversão de multas para projetos sustentáveis, o que nos assegura afirmar que vamos salvar o Taquari”, pontuou.


Conforme o Azambuja, a proposta de intervenção no Taquari apresentada pelo Estado, já com a anuência técnica da ANA (Agência Nacional de Águas) contemplará toda a bacia. As ações abrangem recuperação de matas ciliares e voçorocas, microdrenagens e barragens de contenção dos sedimentos, no planalto, e dragagem na planície para reconstituir o canal do rio e torná-lo navegável.


Segundo dados da Embrapa Pantanal, o assoreamento do rio inundou permanentemente mais de 1,3 milhão de hectares no Pantanal, grande parte em Corumbá, maior município do bioma, destruindo a fauna e flora. Esse processo natural de sedimentação na região acelerou-se a partir da década de 1970, com a expansão da monocultura na borda do Pantanal (região Norte do Estado) sem controle ambiental, suprimindo a mata ciliar do rio, entre outros danos.


Segundo o presidente do Imasul, Ricardo Eboli, as intervenções propostas pelo Governo do Estado na bacia no Taquari serão definitivas, retornando o rio ao seu leito e recuperando milhares de hectares anteriormente ocupados por 600 mil cabeças de gado e com uma riqueza inesgotável de plantas e animais. Com a formatação do projeto final, segundo ele, o Ministério do Meio Ambiente definirá os recursos e publicará o edital de chamamento público.


 


(Foto: Divulgação) 




 

Midiamax/ Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Recuperação do rio Taquari deve começar em março de2018"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  TSE aprova dez resoluções para as eleições de 2018

  Ladrão é atacado por cães pitbull ao tentar furtar casa

  Marido matou mulher grávida por ciúmes, criança morreu

+Notícias mais lidas da semana

'Brincando' amigo mata motorista com tiro de chumbinho
Atirador entrou em estado de choque e precisou ser levado ao hospital.
Papai Noel é apedrejado por crianças ao ficar sem balas
Segundo um dos ajudantes do 'bom velhinho', não foi o primeiro ataque.
Melhor chuva de meteoros será vista nesta madrugada
'Estrelas cadentes' da constelação de gêmeos.
Por ciúmes, homem atropela dois em Camapuã
Suspeito viu a ex conversando com os dois jovens em bar.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®