FECHAR
> Cultura / Academia Sul-mato-grossense de Letras - ASL

Publicado em: 31/10/2017 - 17:08:20

ASL celebra 46 anos com nova diretoria empossada

A Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), entidade que existe para exaltar a literatura de Mato Grosso do Sul, em seus variados cenários, realizou nesta segunda-feira (30) a sessão solene de posse de sua nova diretoria. A ASL tem como novo presidente, a partir da noite de ontem, o escritor, jornalista e publicitário corumbaense Henrique Alberto de Medeiros, que terá mandato de três anos (2017-2020).


"Nossos escritores fazem um trabalho fantástico, de escrita, pesquisa. Temos alguns escritores aqui com trabalhos internacionais. Representá-los, para mim, é algo maravilhoso. Queremos desenvolver projetos e democratizar a literatura.


Queremos aproximar mais ainda do público. Literatura e leitura precisam estar junto à população", analisou Henrique em entrevista ao Jornal Midiamax.


Ocupante da cadeira de número 10 da ASL, Medeiros tem como vice-presidente a poetisa e professora Raquel Naveira. A nova diretoria também conta com o poeta Rubenio Marcelo como secretário-geral; o escritor José Pedro Frazão como secretário; a poetisa Elizabeth Fonseca como 1ª tesoureira; e o escritor e historiador Valmir Batista Corrêa como 2º tesoureiro.


A solenidade também contou com celebração aos 46 anos de criação da entidade, além de homenagear Ulisses Serra com declamações de poesias.


Saiba mais sobre a nova diretoria da ASL:


- Acadêmico Henrique Alberto de Medeiros Filho – Presidente


Tomou posse na Academia Sul-mato-grossense de Letras em 2012. Editor, desde 1996 é sócio-diretor da Editora Letra Livre, publicando livros que abrangem as mais distintas áreas do conhecimento, atendendo os mais diversos interesses e estilos. Como editor, direcionou-se em questões culturais, políticas, econômicas e comportamentais e também a era das altas tecnologias e globalização. Esteve presente nos projetos dos CDs de Paulo Simões “Rumo a dois mil e uns” e “Vida Bela, Bela Vida”; de Geraldo Roca, “Veneno Light”; de Jerry Espíndola, “O que virou”; de Maria Cláudia & Marcos Mendes, “Tocando em frente”; e de Geraldo Espíndola, “Trinta Anos Desse Mato”, dentre outras ações.


- Acadêmica Raquel Naveira – Vice-presidente


Nascida em Campo Grande, Raquel tem inúmeras realizações. Foi premiada no “II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul”, com o seu livro “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia”, na categoria “Poesia”. É a Curadora da 32ª Feira do Livro de Brasília - 2016.


- Acadêmico Rubenio Marcelo – Secretário-Geral


Crescido em Fortaleza, o escritor Rubenio Marcelo, que é natural de Aracati/CE, está radicado há vários anos em Campo Grande. Tem participação também em várias antologias poéticas nacionais e regionais, como os livros: - “Seleções Poéticas Nacionais”, “Poetas Brasileiros de Hoje”, “Nas Águas da Poesia”, “Revistas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”, “Caminhos”, dentre várias outras realizações em diversas áreas.


- Acadêmico José Pedro Frazão – Secretário


Membro efetivo da Cadeira nº 29 da ASL. É jornalista, natural de Belém (PA). Ingressou na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras a 14 de agosto de 2002, ocupando a cadeira de número 29, que pertenceu ao decano presidente Elpídio Reis. Em novembro de 2003, foi selecionado no Concurso de Contos da Região Norte do País, pela UFPA, integrando a Antologia "Os onze contistas da Amazônia", com o conto classificado “O Guia de Cego”.


- Acadêmica Elizabeth Fonseca – 1ª Tesoureira


Elizabeth é poetisa, cronista e declamadora, fundadora e professora do "Curso Arte de Dizer Castro Alves". Nasceu em Campo Grande e é especialista em Literatura e Língua Portuguesa Contemporânea pela UCDB. Formou-se em Declamação pelo "Curso Maria Sabina Arte de Dizer" em 1997, ministrando aulas como Filial do "Curso Arte de Dizer Maria Sabina" por quatro anos, e fundou o "Curso Arte de Dizer Castro Alves" em 2003, e desde então ensina essa arte com dedicação realizando recitais anualmente com seus alunos.


- Acadêmico Valmir Batista Correa – Segundo Tesoureiro


Tomou posse solene na Academia Sul-mato-grossense de Letras em 2007. Foi saudado na ocasião pelo acadêmico Abílio Leite de Barros. Ex-vereador em Corumbá, possui diversos ensaios e obras publicadas ao longo dos anos.


Foto: Divulgação/Midiamax




 

Midiamax / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "ASL celebra 46 anos com nova diretoria empossada"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  TRE-MS barra 10 candidaturas

  Juiz eleitoral diz que urna eletrônica é segura

  Morador põe fogo em lixo e quase incendeia casa

+Notícias mais lidas da semana

Camapuã: Escola Camilo Bonfim completa 50 anos
Em localização privilegiada, a Escola Camilo Bonfim foi inaugurada em 1968.
Camapuã: chuva faz adiar evento no Camilo Bonfim
Evento foi transferido para terça-feira (18), amanhã, com a mesma programação.
Neto é detido por morte de ex-diretora da Fetems
Adolescente de 17 anos e amigo queriam 'assassinar alguém'.
Camapuã:Mulher sofre emboscada e é agredida pelo marido
A vítima registrou o caso e pediu uma medida protetiva contra o autor.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®