Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Cultura / Academia Sul-mato-grossense de Letras - ASL

Publicado em: 31/10/2017 - 17:08:20

ASL celebra 46 anos com nova diretoria empossada

A Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), entidade que existe para exaltar a literatura de Mato Grosso do Sul, em seus variados cenários, realizou nesta segunda-feira (30) a sessão solene de posse de sua nova diretoria. A ASL tem como novo presidente, a partir da noite de ontem, o escritor, jornalista e publicitário corumbaense Henrique Alberto de Medeiros, que terá mandato de três anos (2017-2020).


"Nossos escritores fazem um trabalho fantástico, de escrita, pesquisa. Temos alguns escritores aqui com trabalhos internacionais. Representá-los, para mim, é algo maravilhoso. Queremos desenvolver projetos e democratizar a literatura.


Queremos aproximar mais ainda do público. Literatura e leitura precisam estar junto à população", analisou Henrique em entrevista ao Jornal Midiamax.


Ocupante da cadeira de número 10 da ASL, Medeiros tem como vice-presidente a poetisa e professora Raquel Naveira. A nova diretoria também conta com o poeta Rubenio Marcelo como secretário-geral; o escritor José Pedro Frazão como secretário; a poetisa Elizabeth Fonseca como 1ª tesoureira; e o escritor e historiador Valmir Batista Corrêa como 2º tesoureiro.


A solenidade também contou com celebração aos 46 anos de criação da entidade, além de homenagear Ulisses Serra com declamações de poesias.


Saiba mais sobre a nova diretoria da ASL:


- Acadêmico Henrique Alberto de Medeiros Filho – Presidente


Tomou posse na Academia Sul-mato-grossense de Letras em 2012. Editor, desde 1996 é sócio-diretor da Editora Letra Livre, publicando livros que abrangem as mais distintas áreas do conhecimento, atendendo os mais diversos interesses e estilos. Como editor, direcionou-se em questões culturais, políticas, econômicas e comportamentais e também a era das altas tecnologias e globalização. Esteve presente nos projetos dos CDs de Paulo Simões “Rumo a dois mil e uns” e “Vida Bela, Bela Vida”; de Geraldo Roca, “Veneno Light”; de Jerry Espíndola, “O que virou”; de Maria Cláudia & Marcos Mendes, “Tocando em frente”; e de Geraldo Espíndola, “Trinta Anos Desse Mato”, dentre outras ações.


- Acadêmica Raquel Naveira – Vice-presidente


Nascida em Campo Grande, Raquel tem inúmeras realizações. Foi premiada no “II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul”, com o seu livro “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia”, na categoria “Poesia”. É a Curadora da 32ª Feira do Livro de Brasília - 2016.


- Acadêmico Rubenio Marcelo – Secretário-Geral


Crescido em Fortaleza, o escritor Rubenio Marcelo, que é natural de Aracati/CE, está radicado há vários anos em Campo Grande. Tem participação também em várias antologias poéticas nacionais e regionais, como os livros: - “Seleções Poéticas Nacionais”, “Poetas Brasileiros de Hoje”, “Nas Águas da Poesia”, “Revistas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”, “Caminhos”, dentre várias outras realizações em diversas áreas.


- Acadêmico José Pedro Frazão – Secretário


Membro efetivo da Cadeira nº 29 da ASL. É jornalista, natural de Belém (PA). Ingressou na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras a 14 de agosto de 2002, ocupando a cadeira de número 29, que pertenceu ao decano presidente Elpídio Reis. Em novembro de 2003, foi selecionado no Concurso de Contos da Região Norte do País, pela UFPA, integrando a Antologia "Os onze contistas da Amazônia", com o conto classificado “O Guia de Cego”.


- Acadêmica Elizabeth Fonseca – 1ª Tesoureira


Elizabeth é poetisa, cronista e declamadora, fundadora e professora do "Curso Arte de Dizer Castro Alves". Nasceu em Campo Grande e é especialista em Literatura e Língua Portuguesa Contemporânea pela UCDB. Formou-se em Declamação pelo "Curso Maria Sabina Arte de Dizer" em 1997, ministrando aulas como Filial do "Curso Arte de Dizer Maria Sabina" por quatro anos, e fundou o "Curso Arte de Dizer Castro Alves" em 2003, e desde então ensina essa arte com dedicação realizando recitais anualmente com seus alunos.


- Acadêmico Valmir Batista Correa – Segundo Tesoureiro


Tomou posse solene na Academia Sul-mato-grossense de Letras em 2007. Foi saudado na ocasião pelo acadêmico Abílio Leite de Barros. Ex-vereador em Corumbá, possui diversos ensaios e obras publicadas ao longo dos anos.


Foto: Divulgação/Midiamax




 

Midiamax / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "ASL celebra 46 anos com nova diretoria empossada"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Inovação à mesa: salada de músculo com maçã e nozes

  Juiz quer avaliação psicológica de advogada

  Jovem agride idosa de 80 anos a pauladas para roubar

+Notícias mais lidas da semana

Câmara realiza Sessão Inaugural com presença doPrefeito
Delano Huber, acompanhado de praticamente da equipe, fez leitura de sua mensagem
Camapuã:Espaço Cultural da Câmara traz volta ao passado
Além da galeria de presidentes, ‘Espaço Cultural José Jonas’ expõe fotos antigas
Jornalista Boichat morre em queda de helicóptero em SP
Aeronave bateu na parte dianteira de um caminhão na Rodovia Anhanguera
Marco da Praça Solon Borges recebe golpe da natureza
Há menos de 2 anos recebeu golpe da Prefeitura, quando foi arrancada o arco real
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®