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Publicado em: 30/10/2017 - 08:53:06

Metas para emagrecer: como criar objetivos eficientes?
metas para emagrecer


Só quem está acima do peso sabe como é difícil emagrecer. Muitas pessoas começam algum tipo de atividade, praticam por algum tempo e logo param; e normalmente fazem isso mais de uma vez. Geralmente, a razão principal é a ansiedade e frustração por não obter os resultados esperados. 

É preciso ter a consciência de que os resultados não aparecem de uma hora para a outra. Para conseguir atingir objetivos, você deve ter foco, estar predisposto a mudar, deixar para trás velhos hábitos e ter bastante disciplina para incorporar novos. Afinal, para que uma atividade se torne efetivamente um hábito em nossa rotina, é preciso que realizá-la por diversas vezes. 


Como definir metas assertivas 


A primeira recomendação é que você esqueça um pouco a balança. De modo geral, se pesar não é muito agradável e tornar este hábito muito frequente, pode fazer com que isso só aumente a sua ansiedade na semana. Além disso, o peso da balança é relativo, afinal, já parou para pensar se o peso que você perdeu foi efetivamente gordura? 


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Para emagrecer, é preciso traçar boas metas. E para isso, você deve ter um objetivo alcançável, um plano de ação e um prazo predeterminado para atingir. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a definir bem as metas para conseguir ser mais focado. 

Exemplos de metas para emagrecer:
- Ser fiel e disciplinado à sua nova meta. 
- Compartilhar sua meta com sua família e amigos próximos. Eles provavelmente irão te incentivar, talvez até querer participar. Com isso, o seu comprometimento tende a ser maior.
- Abrir mão do sedentarismo, criar um estilo de vida mais saudável e ativo. Você pode, por exemplo, substituir o passeio do shopping por uma caminhada no parque; utilizar escadas em vez do elevador; trocar comidas gordurosas e doces por saladas, carnes magras e frutas.

Prazo deve ser estabelecido de acordo com cada objetivo  

Para definir um prazo é preciso ser coerente com a sua condição no momento. Quem está sedentário há muito tempo, por exemplo, pode levar pelo menos 3 meses para começar a perceber resultados.


De imediato, a ideia é criar objetivos que são viáveis para quem quer emagrecer e podem, de fato, trazer resultados. Quando você conquistá-los, a alegria e endorfina liberada pelo seu corpo trarão ainda mais motivação em aprimorar e buscar uma nova meta.  


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Exemplos de objetivos para emagrecer: 
– Pense em diminuir os furinhos do seu cinto;
– Entrar naquela calça que você tanto gosta, mas que não está servindo mais;
– Diminuir alguns centímetros na circunferência do abdômen ou quadril;
– Abrir mão do sedentarismo;
– Manter uma alimentação balanceada. 


Como montar um plano de ação 


O plano de ação é tudo o que você precisa fazer para atingir as metas e os objetivos traçados. Para facilitar a sua rotina, otimizar seu tempo e executar seus planos de forma orientada, você pode recorrer a diversas possibilidades, recursos e profissionais, como por exemplo: 

– Se matricular numa academia e praticar exercícios físicos no mínimo 3x na semana;
– Procurar um nutricionista para seguir uma dieta adequada;
– Procurar uma apoio para treinar corretamente e otimizar resultados; 
– Ajustar seus horários para criar uma nova rotina.  


Dieta: 5 mentiras que não ajudam a emagrecer


Para perder peso com saúde, a regra é simples: combine hábitos alimentares saudáveis com exercício físico regular. Informações corretas também ajudam, e muito, nesse processo. Por isso, evite dar ouvidos aos mitos sobre emagrecimento existentes por aí. Confira alguns deles abaixo e não se deixe enganar. Medidas peso



1. Para perder peso, nada de açúcar. 
Os açúcares simples, como a sacarose, presentes em doces e em bebidas açucaradas, por exemplo, são calorias vazias. Ou seja, não possuem nutrientes importantes, e, assim, devem ser eliminadas da dieta. Já os carboidratos, existentes em alimentos como cereais integrais e leguminosas, além de fornecerem calorias, trazem uma série de nutrientes importantes para o organismo. Entre eles estão: amido, fibra, vitaminas e minerais. Por isso, eles não podem ser ignorados quando o assunto é dieta equilibrada. 


2. Beber água durante as refeições engorda.  
A água não ajuda nem a ganhar nem a perder peso, pois não contém calorias. Beber água entre as refeições pode ajudar a “enganar” a fome, pois preenche momentaneamente o estômago. A afirmação “beber água às refeições engorda”, no entanto, ainda precisa de provas.


3. Refrigerante “zero” é mais saudável e está liberado na dieta.
Refrigerantes são bebidas totalmente artificiais, compostas, em geral, por água gaseificada, açúcar, corante, aromatizante e acidulante. Assim, não trazem benefício algum a saúde. Pelo contrário, contribuem para obesidade, diabetes e intoxicação do organismo. Na versão “zero”, o açúcar é apenas substituído por adoçante artificial. Portanto, se a sua meta é emagrecer, opte por bebidas que contenham compostos naturais bioativos e antioxidante. Entre elas estão sucos de fruta e chás.


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4. Se é light não engorda. 
É verdade que a maioria dos produtos light tem menos calorias do que o seu equivalente original. Porém, nada de consumi-los em excesso. É também importante frisar que uma dieta para perder peso deve ser baseada, sobretudo, em produtos frescos.


5. Transpirar emagrece. 
Ao transpirar de forma intensa, você não só perde água, como sais minerais. Transpirar não é uma solução válida para perder peso – ao beber, os líquidos perdidos são recuperados. O que emagrece é o exercício. 


O ponteiro da balança não deve lhe preocupar pela estética, mas pela saúde. Veja se você pode relaxar ou procurar um médico com urgência


Foto: Divulgação/Proteste






 

Proteste / Camapuã News

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