Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

FECHAR
> Geral / Geral

Publicado em: 11/08/2017 - 21:31:54

Chuva de meteoros vai iluminar céus neste fim de semana

— Quem estiver acordado durante a madrugada deste sábado para domingo pode ter uma grata surpresa ao olhar para o céu. Está previsto para este fim de semana o pico da chuva de meteoros Perseidas, com previsão de até 80 meteoros — conhecidos popularmente como estrelas cadentes — por hora. O fenômeno acontece anualmente, quando a Terra cruza uma região do espaço repleta de fragmentos deixados pela passagem do cometa Swift-Tuttle, que visita o centro do Sistema Solar a cada 133 anos.


— Das chuvas de meteoro que eu conheço, essa é a mais brilhante e bonita, com muitos objetos entrando na atmosfera — comentou o astrônomo Carlos Veiga, do Observatório Nacional. — Como o Swift-Tuttle é uma cometa grande, as partículas são maiores e geram maior brilho.


Entretanto, a chuva Perseidas é melhor observada do Hemisfério Norte: “Basta olhar para o alto para ver os meteoros”, explica Veiga. Teoricamente, o fenômeno pode ser observado até a latitude 31S, aproximadamente a altura de Porto Alegre, mas quanto mais ao Sul, menor a chance de observação.


De acordo com o astrônomo, moradores das regiões Norte e Nordeste terão melhores condições de testemunhar o espetáculo. Para isso, devem olhar para o horizonte na direção Norte. Usar um aplicativo de observação do céu, como o Sky Map ou o Sky View, facilita a localização da constelação de Perseus, onde os meteoros se concentram.


— Perseus é uma constelação característica do Hemisfério Norte. Do Brasil, ela pode ser vista quase na linha do horizonte — explicou o astrônomo. — Mesmo assim é muito bonita. Se o tempo estiver bom, vale a pena esperar acordado.


A passagem da Terra pela nuvem de poeira do Swift-Tuttle começou no dia 17 de julho e dura até o próximo dia 24, mas o pico acontece neste fim de semana. Para melhor observação, o recomendado é uma região escura, longe das luzes das metrópoles. Infelizmente, a semana da lua cheia coincidiu com a chuva Perseidas, o que também atrapalha a observação.


Apesar do grande número de meteoros, os riscos de que algum fragmento sobreviva chegue a tocar o solo são pequenos. Diferente dos asteroides, que são compostos por metais, os cometas são compostos por minerais, que dificilmente sobrevivem à entrada na atmosfera da Terra.


Foto: Manu Fernandez




 

OGlobo / Midiamax / Camapuã News

Opiniões

0 Comentários para "Chuva de meteoros vai iluminar céus neste fim de semana"

Deixe sua opinião

AVISO: As opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site camapuanews. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, ficando seus autores, após identificado o IP, responsáveis civil e penalmente por seus conteúdos.
Nome
E-mail (Não divulgado)
Mensagem
     
+Leia mais notícias

  Estudantes mortos serão enterrados neste sábado em GO

  Marido flagra mulher dançando com outro e tenta matá-lo

  Mãe deixa bebê sozinho em casa para ir beber em bar

+Notícias mais lidas da semana

Bebê de 5 meses é abandonado pela mãe em bar
Criança foi levada à delegacia, onde foi resgatada pelos avós.
Costureira de 67 anos relata angústia ao descobrir HIV
Incidência do vírus da Aids entre idosos aumentou 60% no Estado de São Paulo.
CG: Atirador em carro branco executa motociclista
Vítima é um homem que ainda não foi identificado pela Polícia Civil.
Veículo capota no Anel Viário em Campo Grande
Vítima precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
Publicidade


2009 © Todos os direitos reservados ao Camapuã News. Este material pode
ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído, desde que citada a fonte.
Marknet®